A prática desportiva traz uma série de benefícios para a saúde, porém também pode causar desgaste e lesões no corpo. Deste modo, para ajudar desportistas, tanto amadores como profissionais, a maximizar o seu desempenho e acelerar a recuperação, a massagem desportiva emerge como uma ferramenta crucial.
O que é a massagem desportiva?
A massagem desportiva é uma técnica terapêutica específica destinada a atletas e pessoas fisicamente ativas. Como tal, é mais focada e intensa, visando áreas específicas do corpo sujeitas a tensão e stress devido à atividade física intensa. Durante este tipo de massagem faz-se recurso a técnicas de manipulação das estruturas músculo-esqueléticas de modo a promover a reabilitação dos músculos, ligamentos e tendões.
Benefícios da massagem desportiva
1. Recuperação muscular
Após um treino intenso ou uma competição, os músculos podem ficar tensos e doridos devido ao esforço físico. Assim, aconselha-se a realização de exercícios de alongamento e diversos tipos de massagem com o intuito de desativar nódulos e evitar lesões, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular.
2. Prevenção de lesões
Ao manter os músculos flexíveis e saudáveis, a massagem desportiva pode ajudar a prevenir lesões, como distensões musculares ou entorses.
3. Aumento da flexibilidade
A massagem desportiva pode aumentar a flexibilidade muscular e, consequentemente, melhorar o desempenho atlético e reduzir o risco de lesões.
4. Alívio do stress e ansiedade
Para além dos benefícios físicos, este tipo de massagem também proporciona um alívio do stress e ansiedade, ajudando o atleta a manter um estado mental positivo.
5. Melhoria da circulação sanguínea
A manipulação dos tecidos estimula a circulação sanguínea e o fluxo da linfa, o que contribui para a remoção de toxinas do corpo e num maior aporte de nutrientes essenciais para os músculos.
Contraindicações
Caso sofra de alguma destas patologias, consulte o seu médico antes de agendar uma massagem desportiva:
- Atletas com menos de 18 anos (<18 anos, apenas com recomendação médica);
- Doenças de pele;
- Cancro;
- Temperatura do corpo superior a 38 graus;
- Osteoporose;
- Doenças circulatórias;
- Embolias;
- Fraturas ósseas.
Quando procurar uma massagem desportiva
Este tipo de massagem é benéfico em diferentes fases do treino e competição:
- Pré-competição: Antes de uma competição, a massagem desportiva pode ajudar a preparar os músculos para o esforço físico, aumentando a flexibilidade e circulação flexível. Ou seja, pretende aquecer os tecidos musculares, promovendo a excitação do sistema nervoso central e a vaso dilatação, aumentando a circulação.
- Pós-competição: Após uma competição ou treino intenso, uma massagem pode acelerar a recuperação muscular e reduzir a dor e rigidez. Ocorre, portanto, a recuperação das fibras musculares e a eliminação de resíduos metabólicos do corpo.
- Manutenção: Mesmo durante períodos de treino menos intensos, a massagem desportiva pode ser benéfica para manter a saúde muscular e prevenir lesões.
Em suma, a massagem desportiva é um complemento valioso para atletas de todas as modalidades, quer sejam amadores ou profissionais, na medida em que ajuda a melhorar o seu desempenho e a acelerar a recuperação. Antes de mais, e especialmente para atletas de alto rendimento, deve sempre consultar um profissional qualificado de modo a perceber se a massagem desportiva seria indicada para as suas necessidades. Ainda assim, caso decida optar por esta massagem, saiba que ao incorporá-la na sua rotina de treino, irá maximizar o seu potencial, mantendo-se saudável e em forma.